Drenagem Linfática na Gravidez, conheça os principais benefícios!

Posted by Champi Massoterapia
Category:

Ingerir muito líquido, praticar atividades físicas, manter uma dieta balanceada, com pouco sal e evitando o açúcar refinado, são alguns dos métodos mais conhecidos e recomendados para amenizar o inchaço, que durante a gravidez, aumenta muito. Outra forma menos conhecida, mas muito eficaz é a inclusão da Drenagem Linfática durante o período da gravidez, uma técnica de massagem que auxilia na eliminação de toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais.

Antes de falar dos benefícios da Drenagem Linfática na gravidez, é importante ressaltar que não são todas as mulheres grávidas que podem experimentar a massagem. A Drenagem não é recomendada para aquelas que tenham hipertensão não controlada, trombose venosa, gravidez de risco, insuficiência renal ou doenças que estejam relacionadas ao sistema linfático. Além disso, é indicada apenas a partir do terceiro mês de gestação e com o aval do obstetra! Agora vamos às principais dúvidas e informações sobre a Drenagem?

 

Benefícios para grávidas, na prática:

Durante a gravidez, geralmente a mulher sente muito cansaço e até dores nas pernas, pés e desconforto nos tornozelos, dificultando a rotina. Os benefícios da Drenagem Linfática na gravidez são muitos, mas falaremos aqui dos principais:

  • Melhora da nutrição das células e dos tecidos;
  • Bom relaxamento de todo o corpo;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Diminuição do inchaço nas pernas e pés;
  • Diminuição do risco de desenvolver varizes;

Com a Drenagem Linfática a grávida consegue ter uma gestação com mais qualidade e até no pós-parto, a técnica poderá auxiliar muito na eliminação do excesso de líquidos do organismo e ajudar a melhorar sua defesa.

Quem é mamãe sabe que em determinado momento da gestação, pode ser incômodo ficar de bruços e por isso a drenagem na parte posterior é feita com a paciente de lado. Na Champi, temos um diferencia! Contamos com uma almofada própria para gestantes com formato anatômico, onde é possível encaixar a barriga e se manter de forma confortável na posição que mais lhe agradar.

Para todos estes benefícios, recomenda-se pelo menos uma sessão por semana durante a gravidez e no pós-parto, tanto para quem fez parto normal quanto cesárea.

 

O bebê corre algum risco com a Drenagem Linfática?

Não! A Drenagem Linfática ativa apenas o sistema linfático e venoso, a região em que o bebê se encontra não é massageada.

Habitualmente, há duas posições na drenagem linfática para gestantes: de barriga para cima ou deitada de lado. Essas são as mais comuns! No entanto, na Champi, o conforto para o bebê e para a mamãe está garantido com o uso da almofada própria para gestantes, possibilitando também que a massagem seja feita com a gestante de bruços. Converse com a massoterapeuta e escolha a forma mais confortável para você e seu bebê.

 

A Drenagem Linfática ajuda a diminuir estrias e celulites?

A drenagem ajuda muito na diminuição da celulite, porém, não é tão indicada para a melhora ou prevenção das estrias.

A celulite é uma inflamação na célula causada pelo acúmulo de gordura, por isso, pode ser diminuída ou eliminada pela Drenagem Linfática.

Já as estrias, são causadas pelo rompimento das fibras elásticas na pele, sendo necessário tratamentos com ácidos ou laser dependendo da estria.

 

Após o parto, quanto tempo deve-se esperar para realizar a Drenagem Linfática?

É importante conversar com o obstetra! Cada mulher é única e tem o seu tempo de recuperação. Geralmente, a Drenagem é liberada logo após o parto, mas depende de cada caso.

Agora que você já conhece todos os benefícios da Drenagem Linfática na gravidez, chegou a hora de marcar a sua sessão e ver os resultados em seu próprio corpo, durante e após a gravidez.

Aqui na Champi oferecemos um novo conceito em massagens, com espaço adequado para a gestante e pacotes com preços exclusivos! Que tal agendar a sua sessão? Entre em contato com uma de nossas unidades, no Jardins ou Ibirapuera!