Tudo que você queria saber sobre a Drenagem Linfática!

Posted by Champi Massoterapia
Category:

Tudo que você queria saber sobre a Drenagem Linfática!

A Drenagem Linfática é a queridinha do momento quando falamos sobre massagens que ajudam a eliminar toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais — conhecida como “retenção de líquido” — que agrava a celulite e é responsável pelo inchaço.
Essa massagem potencializa e estimula o bom funcionamento do sistema linfático através de movimentos circulares e precisos. Ela tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções. Agora que sabemos como funciona a Drenagem Linfática, vamos às principais dúvidas sobre essa técnica:

Qual é a frequência ideal para fazer Drenagem Linfática?

A drenagem linfática tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico. Portanto para que os resultados sejam efetivos a Drenagem Linfática deve fazer parte da sua rotina. Se o seu caso for de muita retenção de líquido, ela pode ser feita diariamente ou 3 vezes por semana, podendo ser utilizada também em casos de pré e pós-operatório.
A Drenagem não terá efeito caso praticada apenas uma vez por mês, por exemplo, pois ela é um estimulante da linfa e caso não seja feita com certa frequência a retenção de líquidos volta a surgir.

Como saber se a Drenagem Linfática está sendo aplicada de forma correta?

É simples! Se há hematomas, a massagem não está sendo feita da forma correta. A Drenagem é uma massagem com leve pressão e movimentos repetitivos, caso haja hematomas significa que algum vaso sanguíneo foi rompido. Esta técnica diferencia-se de outros métodos de massagem, especialmente da clássica, por não produzir vasodilatação arteriolar superficial (hiperemia) e por utilizar pressões manuais extremamente suaves e lentas. Portanto, massagem e drenagem são duas técnicas distintas. Assim, a drenagem linfática jamais deve produzir dor e eritema, pois este segundo é decorrente do aumento do aporte sanguíneo local. Pressões excessivas são capazes de lesar os capilares linfáticos, que são muito frágeis. Por isso, é preciso ter atenção, pois várias técnicas de massagem são utilizadas de maneira inadequada e denominadas, falsamente, de drenagem linfática manual, causando prejuízos aos pacientes.

Indicações e contraindicações para a Drenagem Linfática

É indicada no caso de tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, edema no período gestacional e tensão pré-menstrual, tratamento de pré e pós-cirurgia plástica, tratamento pós-lipoaspiração, celulite, cicatrizes hipertróficas e queloidianas, relaxamento de pessoas tensas, dentre outras indicações.
Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.

Gestantes podem fazer a Drenagem Linfática?

Não só podem como devem! O edema, ou retenção de líquidos, é um problema comum na gravidez, e a drenagem é perfeita para reduzir esse incomodo. Ela ainda pode ajudar prevenir a celulite e as estrias, diminui bastante o inchaço corporal ao final do dia.

Porém, essa drenagem só pode ser feita com autorização do médico. Normalmente isso ocorre a partir do terceiro mês de gestação e a massagem deve ser diferenciada, pois não se deve drenar a região abdominal e da mama, e sim apenas fazer movimentos de deslizamento suaves. A gestante não pode ficar de bruços e por isso a drenagem na parte posterior é feita com a paciente de lado. Na Champi contamos com uma almofada própria para gestantes com formato anatômico onde a gestante pode encaixar a barriga e ficar de forma confortável na posição que mais lhe agradar.

Quais os principais resultados da Drenagem Linfática?

Os resultados são perceptíveis imediatamente com a diminuição do inchaço! No caso de celulites, os resultados dependem de outros fatores como a alimentação e grau da celulite que, dependendo, só haverá melhora com métodos invasivos para diminuir a inflamação, mas nesse caso, a massagem também pode ser grande aliada!
Porém, é importante lembrar que a Drenagem Linfática não é milagrosa. Os resultados virão mais facilmente quando a técnica estiver alinhada a:
Alimentação balanceada: um dos maiores vilões da retenção de líquido é o alto consumo de sódio, açúcar e gordura com baixa ingestão de água. Por isso é importante que você siga uma dieta rica em fibras, alimentos naturais, proteínas e que o tempero seja o mais natural possível.

Atividades físicas: trinta minutos por dia é o suficiente para o bom funcionamento do organismo. Indicamos que encontre uma atividade prazerosa e a inclua em sua rotina, pois, além de manter o corpo em atividade, ajuda na oxigenação e nos resultados da Drenagem Linfática

Aumento da ingestão de líquidos: quanto mais líquido você ingerir, menos retenção vai ter. Pode parecer óbvio, mas mesmo com a Drenagem Linfática sem o aumento de líquidos no seu corpo o resultado será comprometido.

Agora que você conhece todos os benefícios da Drenagem Linfática, chegou a hora de marcar a sua sessão e ver em seu próprio corpo os benefícios que a Drenagem pode lhe trazer!

Na Champi, oferecemos Drenagem Linfática Manual e Pós-Operatório! Nossos ambientes são todos climatizados e aromatizados, além disso, você vai encontrar os melhores profissionais especialistas, do mercado.

Entre em contato com uma de nossas unidades (Jardins e Ibirapuera) e marque sua sessão. Estaremos te esperando para cuidar do seu bem mais valioso: você!