Massagem Shiatsu: o que é, como funciona e quais são os benefícios?

Posted by Champi Massoterapia
Category:

Você sabia que antigamente os gregos, persas e chineses já praticavam a massagem como uma arte espiritual? A massagem pode ser essencial para o corpo e para a alma, trazendo benefícios incríveis, quando entendida como terapia. Ela ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e aliviando as tensões ao longo do corpo, além disso também estimula e acelera a eliminação de toxinas. Já pelo lado emocional, a massagem tem o poder de relaxar e equilibrar nossa mente!

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a técnica do Shiatsu, que significa “pressão com os dedos”! A massagem Shiatsu é uma técnica oriental que aplica a pressão em determinados pontos e áreas do corpo. É executada pressionando os polegares, dedos e palmas das mãos sob o corpo com o objetivo de liberar a energia bloqueada, corrigindo as disfunções internas, promovendo a saúde e até auxiliando no tratamentos de doenças específicas.

Essa terapia baseia-se nos princípios da medicina oriental, o seu foco não é necessariamente curar a doença, mas normalizar a fluidez da energia vital, dando condições ao organismo para eliminar a enfermidade de forma natural!

Como funciona o Shiatsu?

No oriente, a energia vital, chamada “Ki”, é a energia de todos os seres vivos existentes. Ela flui pelo corpo formando canais energéticos, nomeados “meridianos”, e o fluxo livre de energia pelo corpo é essencial para a saúde física, emocional e intelectual. Porém, sempre existem perturbações neste fluxo, tendo ou déficit ou acúmulo de Ki em determinadas áreas do corpo. E é a partir desses distúrbios que se originam o que conhecemos como doenças.

No Shiatsu os terapeutas atuam nos meridianos, aplicando pressão sobre eles para liberar o fluxo energético que está prejudicado, estimulando o mecanismo de auto-regulação, dando saúde, fortalecendo o corpo, e aumentando a alegria de viver, por meio do reequilíbrio físico e energético. Ou seja, é uma alternativa preventiva, dando ênfase à saúde e não à doença.

Agora vamos falar sobre as principais doenças ou dores que a massagem Shiatsu pode trazer alívio e/ou auxiliar no processo de cura:

  • Dor nas costas e musculares em geral
  • Doenças pulmonares: aliviando crises de sinusite e rinite;
  • Fraturas em vértebras;
  • Hérnia de disco;
  • Prevenção contra varizes;
  • Bexiga caída; incontinência urinária e fecal;
  • Fibromialgia, artrose, nevralgia, artrite reumatóide;
  • Cólicas menstruais;
  • Síndrome do pânico, depressão e ansiedade;
  • Entre muitas outras.

 

Mesmo auxiliando fortemente no combate à essas doenças comuns, a massagem Shiatsu é contra indicada em alguns casos específicos, como:

  • Febre;
  • Infecções;
  • Doenças contagiosas;
  • Câncer;
  • Gravidez: embora traga alívio nas dores musculares e ajuda na circulação sanguínea, alguns pontos podem ser abortivos, por isso, é necessário procurar por bons profissionais.

Adorei! Mas, quem pode fazer a massagem Shiatsu?

Felizmente não há limites de idade ou sexo, inclusive bebês podem se beneficiar com essa técnica. Os idosos que, geralmente, apresentam problemas nas articulações, de coluna e músculos se adaptam muito bem ao Shiatsu.

Por ser uma experiência profundamente relaxante, o tratamento regular pode trazer benefícios mais rapidamente, como aliviar o estresse, doenças e manter a saúde e bem-estar do corpo, trazendo uma sensação de equilíbrio, leveza e vitalidade.

Gostou de conhecer essa técnica de massagem oriental? Se você quer experimentar o Shiatsu como tratamento preventivo e excelente forma de relaxamento, queremos te convidar a conhecer a Champi Massoterapia

Temos duas unidades no coração de São Paulo, no Jardins e Ibirapuera! Nossos massoterapeutas são especialistas e temos ambientes totalmente preparados para te receber! Venha viver essa experiência, você merece.

Entre em contato com as nossas unidades e agende a sua sessão de Shiatsu! Lembrando que aniversariante do mês tem desconto e temos disponíveis pacotes de sessão que você pode compartilhar com amigos e familiares. Vem pra Champi!